segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Água X Emagrecimento

Sempre bebi pouquíssima água, sou mais de sucos e chás, mas agora com a dieta a todo vapor, a garrafinha de água não sai do meu lado. Aqui vai uma matéria que esclarece algumas dúvidas. Muito interessante.
Beber água regularmente ajuda a perder peso? Conheça os reais benefícios dessa bebida básica e desmascare os mitos que surgem em qualquer processo de emagrecimento. Por Simone Cunha

1) Para perder peso é preciso beber, no mínimo, 2 litros de água por dia?
A água por si só não destrói nem diminui as células de gordura. Não está correto dizer que beber água emagrece. Ela é fundamental para o bom funcionamento do intestino, hidratação das células, ativação das enzimas, controle da pressão do corpo, ou seja, para a sustentação do equilíbrio corporal. É o principal meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes para as células. É também condutora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins. Participa ainda das funções dos nossos sentidos como, por exemplo, visão e audição, pois os olhos também são envolvidos por líquidos que refletem a luz. Ela regula a temperatura corporal. A água é o maior constituinte do suor. Por meio da evaporação da pele, ocorre a dissipação do excesso de calor do corpo.

2) Tomar um copo de água morna em jejum, pela manhã, ajuda a emagrecer?
Não. Apenas auxilia em todas as funções já citadas.

3) Por que o consumo de líquidos durante as refeições deve ser evitado?
Os líquidos como os sucos naturais podem ser fonte de vitaminas e sais minerais, sendo muito benéficos. Por outro lado, os refrigerantes devem ser sempre evitados. Quem se acostumou a beber líquidos durante as refeições, nunca deve ultrapassar 150 a 200 ml. E o melhor é que isso não seja constante. Já os indivíduos com gastrite, refluxo e problemas gastrointestinais não devem tomar líquidos nas refeições.

4) Sucos, chás e sopas são considerados substitutos da água em uma dieta?
Sim, mas é preciso lembrar que os sucos, além de água também têm calorias. Com relação aos chás, é melhor optar pelos de ervas claras, que são ótimos hidratantes. Prefira: sucos diluídos em água (maracujá, abacaxi, caju), sorvetes de frutas, café ou chá descafeínados, limonada, sopas, chás de ervas, frutas e hortaliças aquosas

5) A água alivia a sensação de fome?
Não há estudos que comprovem tal afirmação.

6) Beber um copo de água antes das refeições diminui o apetite?
Alguns profissionais da área afirmam que tomando um copo de água antes das refeições, a pessoa tem a impressão de saciedade e o cérebro identifica isso como alimento, conseqüentemente diminuindo a vontade de comer. Oriento meus pacientes a tomar água, cerca de meia hora antes da refeição, para evitar a sede enquanto estiverem se alimentando e evitar líquidos durante as principais refeições.

7) Beber água em excesso pode ser prejudicial à dieta?
O excesso de água será metabolizado e excretado pelos rins. É bastante raro encontrarmos casos de hiperhidratação, assim é difícil afirmar que a água é prejudicial a indivíduos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada por estar aqui e volte sempre